Cursos disponíveis
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1
A programação de computadores é o processo de escrever, testar e manter um programa de computador. Para isso, é necessário utilizar uma linguagem de programação, que é um conjunto de regras e convenções para traduzir instruções para o computador.
Redes de Computadores I
Topologias. Arquiteturas. Modelo de referência ISO/OSI. Serviços e protocolos do modelo OSI. Arquitetura Internet. Interconexão de redes. Concentradores. Redes locais.
LINGUAGEM C
C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).
A linguagem C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. O C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.
ESTRUTURA DE DADOS
Na Computação, uma estrutura de dados é um modo particular de armazenamento e organização de dados em um computador de modo que possam ser usados eficientemente, facilitando sua busca e modificação.
Sistemas de Ordenação com foco em Bubble Sort, Counting Sort e Quick Sort
Curso criado para a disciplina de Práticas de Ensino 4 com foco no Apresentação de Métodos de Ordenação de Estruturas de Dados
A computação conta com uma série de algoritmos que aplicam diversas técnicas de ordenação para organizar conjuntos de dados, eles são conhecidos como Métodos de Ordenação ou Algoritmos de Ordenação.
Algoritmos de Ordenação - O Jogo
Um tipo de algoritmo muito usado na resolução de problemas computacionais são os algoritmos de ordenação, que servem para ordenar/organizar uma lista de números ou palavras de acordo com a sua necessidade. Neste módulo serão estudados os algoritmos: Selection Sort, Merge Sort e Heap Sort.
MOODLE para Educadores
O curso proporciona o conhecimento básico necessário para a edição de salas virtuais para cursos ou disciplinas na modalidade à distância ou para apoio à modalidade presencial. Apresenta a parte instrucional que orienta à produção da sala virtual com inserção de recursos e atividades e também busca levar o educador a uma reflexão sobre o potencial construcionista do Moodle como suas potencialidades para a realização de aulas com atividades colaborativas, bem como as possibilidades de acompanhamento e avaliação da aprendizagem.
Engenharia de Software 1
Modelos de ciclo de vida. Técnicas de modelagem de sistemas. Gerenciamento do Processo de Produção de Software e Técnicas de apoio ao gerenciamento do Processo de Produção de Software. Apoio automatizado ao desenvolvimento de software. Gerenciamento de configuração de software. Análise de requisitos: requisitos funcionais e requisitos não funcionais; técnicas para levantamento e representação de requisitos, incluindo casos de uso. Qualidade de Software: Verificação e Validação de Software. Padrões de Projeto de Qualidade de Software.
Fundamentos de Ciência de Dados
Ciência de dados é uma área interdisciplinar voltada para o estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão.
Planejamento de TCC
TCC é a fase em que o estudante coloca em prática todos os conhecimentos absorvidos na graduação. Aqui você desenvolverá conhecimentos, habilidades e motivações que os incentivem no processo de desenvolver um trabalho de conclusão de curso.
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO
Esta disciplina tem como objetivo apresentar os principais conceitos sobre os diferentes paradigmas de linguagens de programação, bem como as principais características envolvidas na avaliação e projeto de linguagens de programação.
COMPILADORES
Um compilador é um programa de sistema que traduz um programa descrito em uma linguagem de alto nível para um programa equivalente em código de máquina para um processador.