Available courses

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I

Topologias. Arquiteturas. Modelo de referência ISO/OSI. Serviços e protocolos do modelo OSI. Arquitetura Internet. Interconexão de redes. Concentradores. Redes locais.

Algoritmos e Programação de Computadores

Algoritmos e Programação de Computadores

Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados. Operações de
entrada e saída. Estruturas fundamentais: sequência, decisão e repetição. Vetores e
matrizes. Funções. Implementação de algoritmos usando uma linguagem de
programação.

LINGUAGEM C

LINGUAGEM C

C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).

A linguagem C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. O C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.

PROG II - ESTRUTURA DE DADOS - ENGENHARIA ELÉTRICA

PROG II - ESTRUTURA DE DADOS - ENGENHARIA ELÉTRICA

Na Computação, uma estrutura de dados é um modo particular de armazenamento e organização de dados em um computador de modo que possam ser usados eficientemente, facilitando sua busca e modificação.

Sistemas de Ordenação com foco em Bubble Sort, Counting Sort e Quick Sort

Sistemas de Ordenação com foco em Bubble Sort, Counting Sort e Quick Sort

Curso criado para a disciplina de Práticas de Ensino 4 com foco no Apresentação de Métodos de Ordenação de Estruturas de Dados

A computação conta com uma série de algoritmos que aplicam diversas técnicas de ordenação para organizar conjuntos de dados, eles são conhecidos como Métodos de Ordenação ou Algoritmos de Ordenação.

Algoritmos de Ordenação - O Jogo

Algoritmos de Ordenação - O Jogo

Um tipo de algoritmo muito usado na resolução de problemas computacionais são os algoritmos de ordenação, que servem para ordenar/organizar uma lista de números ou palavras de acordo com a sua necessidade. Neste módulo serão estudados os algoritmos: Selection Sort, Merge Sort e Heap Sort.

MOODLE para Educadores

MOODLE para Educadores

O curso proporciona o conhecimento básico necessário para a edição de salas virtuais para cursos ou disciplinas na modalidade à distância ou para apoio à modalidade presencial. Apresenta a parte instrucional que orienta à produção da sala virtual com inserção de recursos e atividades e também busca levar o educador a uma reflexão sobre o potencial construcionista do Moodle como suas potencialidades para a realização de aulas com atividades colaborativas, bem como as possibilidades de acompanhamento e avaliação da aprendizagem. 

Introdução ao Pensamento Computacional

Introdução ao Pensamento Computacional

"O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas colaborativamente através de passos claros de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los eficazmente" (BRACKMANN, 2017)

Learning Management System

Learning Management System

Ambientes virtuais são sistemas de software sobre metodologia pedagógica  desenvolvidos para auxiliar o professor na promoção de ensino/aprendizagem virtual ou semi-presencial.

Engenharia de Software 1

Engenharia de Software 1

Modelos de ciclo de vida. Técnicas de modelagem de sistemas. Gerenciamento do Processo de Produção de Software e Técnicas de apoio ao gerenciamento do Processo de Produção de Software. Apoio automatizado ao desenvolvimento de software. Gerenciamento de configuração de software. Análise de requisitos: requisitos funcionais e requisitos não funcionais; técnicas para levantamento e representação de requisitos, incluindo casos de uso. Qualidade de Software: Verificação e Validação de Software. Padrões de Projeto de Qualidade de Software.

Fundamentos de Ciência de Dados

Fundamentos de Ciência de Dados

Ciência de dados é uma área interdisciplinar voltada para o estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão.

Planejamento de TCC

Planejamento de TCC

TCC é a fase em que o estudante coloca em prática todos os conhecimentos absorvidos na graduação. Aqui você desenvolverá conhecimentos, habilidades e motivações que os incentivem no processo de desenvolver um trabalho de conclusão de curso.

PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO

PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO

Esta disciplina tem como objetivo apresentar os principais conceitos sobre os diferentes paradigmas de linguagens de programação, bem como as principais características envolvidas na avaliação e projeto de linguagens de programação.

COMPILADORES

COMPILADORES

Um compilador é um programa de sistema que traduz um programa descrito em uma linguagem de alto nível para um programa equivalente em código de máquina para um processador.