Cursos disponíveis
![Redes de Computadores I](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/3529/course/overviewfiles/rede-de-computadores.jpg)
Redes de Computadores I
Topologias. Arquiteturas. Modelo de referência ISO/OSI. Serviços e protocolos do modelo OSI. Arquitetura Internet. Interconexão de redes. Concentradores. Redes locais.
![LINGUAGEM C](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/729/course/overviewfiles/ansi%20C.png)
LINGUAGEM C
C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).
A linguagem C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. O C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.
![ESTRUTURA DE DADOS](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/2170/course/overviewfiles/estrutura-de-dados-500x500.jpg)
ESTRUTURA DE DADOS
Na Computação, uma estrutura de dados é um modo particular de armazenamento e organização de dados em um computador de modo que possam ser usados eficientemente, facilitando sua busca e modificação.
![Sistemas de Ordenação com foco em Bubble Sort, Counting Sort e Quick Sort](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/3257/course/overviewfiles/circuit-board-g84e2025f2_1920.jpg)
Sistemas de Ordenação com foco em Bubble Sort, Counting Sort e Quick Sort
Curso criado para a disciplina de Práticas de Ensino 4 com foco no Apresentação de Métodos de Ordenação de Estruturas de Dados
A computação conta com uma série de algoritmos que aplicam diversas técnicas de ordenação para organizar conjuntos de dados, eles são conhecidos como Métodos de Ordenação ou Algoritmos de Ordenação.
![Algoritmos de Ordenação - O Jogo](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/3175/course/overviewfiles/V%C3%ADdeo%20de%20Infogr%C3%A1fico%20Carrossel%20de%20Imagens%20Estilo%20Ilustra%C3%A7%C3%A3o%203D%20F%C3%BAcsia.png)
Algoritmos de Ordenação - O Jogo
Um tipo de algoritmo muito usado na resolução de problemas computacionais são os algoritmos de ordenação, que servem para ordenar/organizar uma lista de números ou palavras de acordo com a sua necessidade. Neste módulo serão estudados os algoritmos: Selection Sort, Merge Sort e Heap Sort.
![MOODLE para Educadores](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/1263/course/overviewfiles/moodle.png)
MOODLE para Educadores
O curso proporciona o conhecimento básico necessário para a edição de salas virtuais para cursos ou disciplinas na modalidade à distância ou para apoio à modalidade presencial. Apresenta a parte instrucional que orienta à produção da sala virtual com inserção de recursos e atividades e também busca levar o educador a uma reflexão sobre o potencial construcionista do Moodle como suas potencialidades para a realização de aulas com atividades colaborativas, bem como as possibilidades de acompanhamento e avaliação da aprendizagem.
![Introdução ao Pensamento Computacional - Engenharia Elétrica](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/1237/course/overviewfiles/pc1.png)
Introdução ao Pensamento Computacional - Engenharia Elétrica
Curso de Introdução ao Pensamento Computacional com ênfase aos seus quatro pilares: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões, e Algoritmos.
![Introdução ao Pensamento Computacional](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/1033/course/overviewfiles/pensamentocomputacional.jpg)
Introdução ao Pensamento Computacional
"O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas colaborativamente através de passos claros de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los eficazmente" (BRACKMANN, 2017)
![Learning Management System](https://fontes.pro.br/moodle20/theme/moove/pix/default_course.jpg)
Learning Management System
Ambientes virtuais são sistemas de software sobre metodologia pedagógica desenvolvidos para auxiliar o professor na promoção de ensino/aprendizagem virtual ou semi-presencial.
![Engenharia de Software 1](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/2098/course/overviewfiles/engSW.png)
Engenharia de Software 1
Modelos de ciclo de vida. Técnicas de modelagem de sistemas. Gerenciamento do Processo de Produção de Software e Técnicas de apoio ao gerenciamento do Processo de Produção de Software. Apoio automatizado ao desenvolvimento de software. Gerenciamento de configuração de software. Análise de requisitos: requisitos funcionais e requisitos não funcionais; técnicas para levantamento e representação de requisitos, incluindo casos de uso. Qualidade de Software: Verificação e Validação de Software. Padrões de Projeto de Qualidade de Software.
![Fundamentos de Ciência de Dados](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/1695/course/overviewfiles/cd.png)
Fundamentos de Ciência de Dados
Ciência de dados é uma área interdisciplinar voltada para o estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão.
![Planejamento de TCC](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/1184/course/overviewfiles/tcc.jpg)
Planejamento de TCC
TCC é a fase em que o estudante coloca em prática todos os conhecimentos absorvidos na graduação. Aqui você desenvolverá conhecimentos, habilidades e motivações que os incentivem no processo de desenvolver um trabalho de conclusão de curso.
![PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/608/course/overviewfiles/par.png)
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO
Esta disciplina tem como objetivo apresentar os principais conceitos sobre os diferentes paradigmas de linguagens de programação, bem como as principais características envolvidas na avaliação e projeto de linguagens de programação.
![COMPILADORES](https://fontes.pro.br/moodle20/pluginfile.php/34/course/overviewfiles/Mapa%20Conceitual%20Compilador.jpg)
COMPILADORES
Um compilador é um programa de sistema que traduz um programa descrito em uma linguagem de alto nível para um programa equivalente em código de máquina para um processador.