Fábrica de Software Modelo
FSM: Fábrica de Software Modelo
A Fábrica de Software Modelo - FSM tem como proposta o desenvolvimento de software para atendimento das demandas internas e externas. O projeto visa trabalhar no tripé: ensino-pesquisa-extensão. Neste sentido, considera-se que todos os softwares desenvolvidos para comunidade estejam vinculados a um plano de trabalho específico, voltados para ações de ensino-aprendizagem, ou projetos de pesquisa cientifica (registrado na PRPI).
Todas atividades vinculadas a Fábrica de Software Modelo devem conter cronograma de execução específico e apresentar, claramente, as metodologias voltadas ao ensino ou pesquisa utilizados.
A FSM é composta por alunos (executores dos projetos) e professores (orientadores). A FSM possui uma equipe de professores capaz de orientar os alunos nas diversas fases previstas nos processos desenvolvimento de software adotados. Neste sentido, todas as atividades estarão sob supervisão de toda equipe de professores.
As demandas atendidas pela FSM devem considerar a disponibilidade de recursos humanos e tecnológicos. Assim, todas atividades previstas devem ser previamente avaliadas pelos professores orientadores.
Como resultados esperados, objetivasse, havendo recursos e interesse do IFB, proceder com o registro de todos os softwares produzidos pela FSM, com o objetivo de garantir a propriedade intelectual dos envolvidos. Além disso, a licença de uso e propriedade será definida em acordo com o contexto de cada demanda atendida.
Finalmente, a FSM, através do atendimento a demandas da comunidade, busca dar experiência aos alunos, no contexto de atividades profissionais de desenvolvimentos de software, bem como avaliar e validar todas a tecnologias envolvidas na engenharia de Software.
Pesquisa
-
Qualidade de Produto de Software
Extensão
-
Desenvolvimento de Produtos de Software
Ensino
-
Transferência de Tecnologia